WS8 – Aprendizagem da ciência no Ensino Secundário com recurso à metodologia “Flipped Learning” e à utilização de tablets

Nesta oficina os participantes terão oportunidade de desenvolver e testar e cenários de utilização da metodologia da sala de aula invertida com a utilização de iPads (graças ao apoio prestado pela Apple ­ Portugal) na exploração de um conjunto de apps didáticas e do registo e processamento de parâmetros físicos com a utilização de
sensores bluetooth.

Dinamizadores: João Carlos Sousa (Escola Secundária de Santa Maria, Sintra) e Fernando Franco (Direção Geral de Educação)

Sobre o Projeto Creative Classrooms Lab 

O projeto Creative Classrooms Lab (http://creative.dge.mec.pt/), coordenado pela European Schoolnet, inclui nove Ministérios da Educação Europeus, ou organizações designadas para agir em seu nome, bem como cinco dos principais fornecedores mundiais de material informático como parceiros associados.

Este projeto está a desenvolver um conjunto de experiências a nível pan­europeu envolvendo 45 turmas em nove países no uso de tablets em ambiente escolar tendo como objetivo informar e ajudar a orientar o desenvolvimento de políticas relacionadas com a implementação de abordagens pedagógicas 1:1. O corpo de conhecimento resultante permitirá aos Ministérios da Educação Europeus enfrentarem de forma comum os desafios relacionados com a disseminação da utilização das tecnologias tablet, nomeadamente na forma como as práticas pedagógicas são alteradas em resultado da utilização destes dispositivos numa aprendizagem colaborativa, personalizada e ativa, e na sua integração com as tecnologias já utilizadas na maior parte das salas de aula e com as tecnologias e plataformas que estão a aparecer no mercado.

Uma das metodologias que está a ser testada neste projeto é o chamado “Flipped Learning”, ou sala de aula invertida, em que a lógica de organização tradicional da sala de aula é alterada, passando os alunos a aprenderem os conteúdos nas suas próprias casas, por meio de recursos digitais interativos, passando a sala de aula a ser usada
para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. O professor dedica o seu tempo a formas de ensino personalizado, como tirar dúvidas, aprofundar os temas e estimular discussões.

A utilização de tablets apresenta um conjunto notável de vantagens para os ambientes de aprendizagem disponibilizados pelas Escolas ­ a sua elevada portabilidade associada à rapidez de operação, conetividade à internet, capacidade multimédia aliada a ecrã de
tamanho generoso, elevada autonomia das baterias e conetividade a outros dispositivos (como impressoras e dispositivos de recolha automática de dados, ou sensores) torna estes dispositivos os parceiros tecnológicos ideais para a metodologia ‘Flipped Learning’.

Estes dispositivos permitem o acesso à grande maioria dos recursos em linha utilizados nos computadores ­ o que inclui plataformas LMS ­existindo ainda para eles uma alargada oferta de apps educativasgratuitas ou de baixo preço que podem ainda ser complementadas por recursos desenvolvidos por professores e alunos com recurso a
ferramentas de autoria que possibilitam a criação de um conjunto alargado de cenários educativos. Possibilitam ainda uma fácil integração de formas de avaliação formativa e sumativa.